Blog

 

SAL

O sal de cozinha é um aditivo alimentar que não deve ser incluído na alimentação da criança no primeiro ano de vida. O sal intrínseco dos alimentos (o já está naturalmente presente) é suficiente para as necessidades da criança, sendo importante não sobrecarregar o sistema renal que ainda se encontra em desenvolvimento.

AÇÚCAR

O açúcar é outro aditivo que não deve ser incluído na alimentação das crianças, especialmente durante o primeiro ano de vida. Assim, não se deve adicionar açúcar aos alimentos que der ao seu bebé (como o leite, o iogurte ou até mesmo a fruta) e deve limitar ao máximo os produtos processados. O excesso de açúcar nas crianças, além de estar associado ao aumento de peso e diabetes, tem ainda um indesejável efeito cariogênico (favorece o aparecimento de cáries nos dentes).

MEL

O mel será também um dos alimentos a evitar devido ao seu elevado teor em açúcar, o que tem os efeitos referidos acima. Adicionalmente o mel não deve ser introduzido no primeiro ano do bebê também por questões de segurança microbiológica. O mel pode conter toxinas que o sistema imunitário da criança, ainda em desenvolvimento, não consegue combater.

CHOCOLATE

Durante o primeiro ano de vida, e seguindo a explicação para a não inclusão de açúcar, não se deve dar chocolate ao seu bebê (incluindo chocolate de leite, leite com chocolate ou bolo de chocolate).

CHÁS

Os chás são ricos em compostos taninos que podem interferir com a motilidade intestinal do bebê e com a absorção de minerais provenientes da alimentação. O chá preto, por exemplo, tem algum teor de cafeína sendo, por isso, contraindicado para bebês.

FRITOS

O excesso de gordura (especialmente saturada) e sal nos alimentos fritos faz com que seja totalmente contraindicada a sua introdução na alimentação durante o primeiro ano de vida. Estes são também exemplos de alimentos que devem ser evitados ao máximo durante toda a vida, e muito particularmente durante toda a infância.

ALIMENTOS COM POTENCIAL ALÉRGICOS

O leite de vaca,frutos do mar, amendoins, kiwis e em alguns casos a clara de ovo, só se recomenda que sejam introduzidos após os 12 meses devido ao fato de podem causar alergia alimentar.

© 2018 Dra. Cláudia Carneiro | Pediatria e Homeopatia

img-a9-link