Pediatria

 

Por que procurar um Pediatra?

O pediatra é um especialista que se dedica ao desenvolvimento global do ser humano afinal a pediatria engloba desde o nascimento, a infância, a puberdade até a adolescência.

O pediatra é o médico que vai acompanhar uma grande parte do desenvolvimento de seu filho e Nadanada mais óbvio que cuide não só do crescimento, peso, altura como dos aspectos psicológicos e de desenvolvimento psíquico. Assim sendo, os pais devem procurar um profissional que se identifiquem, se sintam seguros podendo acompanhar esta família por muitos anos.

A primeira consulta com o pediatra já deve ocorrer ainda “na barriga”.

Durante a gestação, os futuros pais costumam se preparar para a chegada do bebê: quarto pintado, berço e carrinho, roupas, fraldas, lembrancinhas, chupetas e mamadeiras (caso o bebê não consiga mamar já temos a mamadeira!) Tudo perfeito...

Chega o grande dia, frio na barriga... Hospital, médicos, enfermeiras... De repente, a mamãe se vê numa cama, se sentindo cansada pelo parto, e uma pessoinha que depende apenas dela... ou melhor... do seio dela! E ela não sabe bem como fazer e o cansaço dificulta seu aprendizado... O bebê chora... A enfermeira vem, e ajuda. Leva pro berçário, ufa!!

Finalmente, dois ou três dias depois, vai mos para casa!! 
E então, a mamãe e o papai se veem sozinhos em casa, e o bebê chora... 
Muito mais que na maternidade! "Parece até que ele sabe que saímos de lá". 
"Onde está aquela enfermeira que me ajudava?"

Bom, esta é uma prévia das dificuldades que a grande maioria enfrenta nos primeiros dias apesar de ter "tudo preparado".

Com a consulta pediátrica pré natal, muitas destas angústias podem ser evitadas.

Durante uma consulta pré natal, o pediatra pode esclarecer aos pais como será esse processo de adaptação, como o bebê reage e o que é normal acontecer.

É importante explicar como ambos poderão se sentir emocionalmente. Compreender este processo facilita muito a adaptação a nova fase de vida!

Um outro objetivo da consulta pré natal é a orientação da amamentação, como se preparar durante a gestação, como serão os primeiros dias, o que se esperar das primeiras mamadas etc.

A primeira consulta com seu pediatra deve acontecer dentro dos dez dias de vida, no máximo. Considerando que o bebê sai do hospital por volta do terceiro dia de vida, os pais têm um tempo pequeno pra encontrar seu pediatra. Muitas vezes, passam em vários pediatras durante o primeiro mês de vida, até encontrarem aquele profissional que os faz onde se sentirem em confortáveis.

Assim, conhecer seu pediatra antes do bebêe nascer, traz muitos benefícios. Durante os dois primeiros anos de vida, a criança deve freqüentar o pediatra com maior frequencia fazendo seu acompanhamento de PUERICULTURA. Depois deste período, as consultas serão menos frequentes, mas é importante manter sempre um companhamento, afinal a criança estará sempre em franco desenvolvimento, ate a adolescência!

© 2018 Dra. Cláudia Carneiro | Pediatria e Homeopatia

img-a9-link