Blog

 

Qual é a melhor forma de dar banho no bebê?

Reúna todos os acessórios de banho necessários: toalha, sabonete neutro infantil líquido ou em barra, pomada para assaduras, algodão, cotonete, fraldas e roupas.

Encha a banheira com 5 a 7 cm suficiente para cobrir a barriga do bebê,  de água morna e não quente, a cerca de 37ºC.

A maneira como você vai segurar o pequenino durante o banho é importante, pois precisa ser confortável para o bebê, prática para quem banha e, principalmente, segura para não oferecer nenhum risco como, por exemplo, o bebê escorregar durante o banho. Portanto, a criança precisa ficar “presa”, porém, com conforto.

Não existe horário adequado para o banho. O melhor é quando a família se reúne e os pais podem dar banho juntos, tornando essa uma atividade familiar, criando vínculo. Muitos preferem à noite antes de dormir, por relaxar o  bebê,. E em dias mais frios o ideal é acontecer mais cedo.

Durante todo o banho e a troca de roupa do bebê, deixe portas e janelas do banheiro fechadas para não haver corrente de ar.

Se o bebê for recém-nascido é  fundamental manter a área do umbigo muito bem limpa. O medo de mexer nele é, com frequência, responsável por sérias infecções no bebê .Para evitar problemas, a cada troca de fraldas e após o banho, use um cotonete umedecido em álcool a 70 por cento na região umbilical.

© 2018 Dra. Cláudia Carneiro | Pediatria e Homeopatia

img-a9-link