Blog

Se caracteriza em uma doença diarréica aguda causada por um vírus do gênero Rotavírus. Levando a desidratação. É uma das mais importantes causas de diarréia grave em crianças menores de 5 anos no mundo, particularmente nos países em desenvolvimento.

 

A infeção é muito prevalente em bebês entre os 6 meses e os 2 anos de idade. Pois os bebês e as crianças pequenas estão mais expostos a compartilhar objetos (brinquedos) contaminados e porque ainda não desenvolveram hábitos regulares de higiene.

 

Os principais sintomas de uma infeção a rotavírus são:

 

  • Diarreia aquosa e aguda.

  • Vómitos.

  • Febre.


 

O vírus é extremamente contagioso e se espalha com facilidade através de contatos normais entre pessoas. Infelizmente, bons hábitos de higiene e condições sanitárias adequadas não impedem a disseminação do rotavírus.

 

O mesmo pode ser prevenido através da vacinação, cuja eficácia e segurança foi comprovada. A criança deve ser vacinada a partir dos 2 meses de  vida (antes disso os bebês estão protegidos pelos anticorpos da mãe). Recomenda-se que a vacinação seja feita o mais cedo possível, uma vez que o esquema consiste em várias doses e deve estar completo antes das 24 ou 32 semanas de vida, dependendo da vacina.

 

A única forma de fazer  diagnóstico da doença, é através de um exame de fezes.


 

© 2018 Dra. Cláudia Carneiro | Pediatria e Homeopatia

img-a9-link