Blog

 

A fruta é um dos grupos de alimentos mais frequentemente associados a uma alimentação saudável, e também um dos que mais cedo é dado a conhecer ao bebê. Antes de começarmos a descobrir as perguntas frequentes e as suas respostas, devemos sempre ter em mente que todos os conselhos são conselhos, e não regras.

 

QUANDO E QUAIS AS PRIMEIROS FRUTAS A INTRODUZIR?

De uma forma geral, a fruta é o início da diversificação alimentar aos 6 meses de idade. A maioria dos bebês começa pela maçã, pêra, mamão e banana.A criança deve ter adquirido maior tônus cervical e algum tônus dorsal, sentar-se pelo menos com apoio, e ter capacidade motora ligada a mastigação.

 

QUAIS OS CUIDADOS A TER NO MOMENTO DE ESCOLHER A FRUTA?

Preferir fruta fresca e madura por ser, geralmente, mais doce. Isto poderá aumentar a aceitação dos bebês sem que os pais caiam na tentação de adicionar açúcar ou outro produto açucarado ao alimento (lembre-se de que o açúcar deve ser totalmente evitado durante o primeiro ano de vida). Tente ainda escolher a fruta da estação, para, além de ser economicamente mais vantajosa, é também nutricionalmente mais rica.

 

A FRUTA DEVE SER CRUA OU COZIDA?

Deve ser, preferencialmente, oferecida crua, tendo em conta que, por não sofrer um método de confecção, preservará mais vitaminas. No caso da banana, sua consistência, é relativamente mais fácil para ingerir mas é importante esmagá-la muito bem até obter uma consistência de purê cremoso. No caso da pêra e da maçã, poderá ser ralada com uma colher, mas poderá também ser cozida inteira.

 

QUANDO DEVEMOS DEIXAR DE TRITURAR A FRUTA?

As frutas não devem ser trituradas, bem como nenhum alimento. As frutas devem ser amassadas com garfos ou raladas com uma colher.

 

EM QUE REFEIÇÃO DAR A FRUTA?

Inicialmente a fruta será dada por volta das 9-10 hs da manhã como um lanche, ou as 14h da tarde. Posteriormente, como sobremesa a refeição principal. Futuramente, a criança deverá receber de 4 a 5 porções de frutas ao dia.

 

PODEMOS INTRODUZIR TODOS AS FRUTAS ATÉ AO PRIMEIRO ANO DE IDADE?

Atualmente não existe evidência para que a introdução de alimentos seja atrasada ou antecipada no sentido de prevenir uma alergia alimentar. As recomendações mencionam que até ao primeiro ano, e de forma gradual, todos as frutas podem ser introduzidas. Uma exceção é o morango, amora,e kiwi. Estas frutas costumam ter muito agrotóxicos e não podem ser descascadas. A solução é compra-las orgânicas. Ao variar as frutas na alimentação do bebê estará também fornecendo uma maior variedade de nutrientes!

 

SUCOS: os sucos não devem ser usados nesta fase de introdução alimentar pois contêm um indice glicêmico muito alto sendo fator associado ao desenvolvimento de obesidade futura.

© 2018 Dra. Cláudia Carneiro | Pediatria e Homeopatia

img-a9-link