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As férias escolares estão chegando e isso pode significar, para muitas crianças, o fim da rotina. Para elas, quanto mais tempo puderem brincar e se divertir, melhor. Contudo, os pais devem ficar atentos para que essas mudanças de rotina não comprometam o bom funcionamento do organismo.

É comum, nesta época, as crianças ou os adolescentes dormirem tarde e acordarem mais tarde, o que acaba mudando os horários das refeições. Os mais velhos aproveitam as férias para ficar até altas horas da madrugada conversando com amigos, navegando na internet e jogando vídeo game, o que compromete a qualidade do sono. Isso pode ocasionar alterações dos hormônios vitais ao organismo.

Para que as férias ainda possam ser aproveitadas e o organismo não sofra com tantas consequências devido às mudanças de horários.

Segue as dicas:

  • À noite, é indicado que as crianças evitem praticar esportes ou atividades físicas que estimulem a produção de adrenalina, como jogar vídeo game. Incentive o pequeno a ler um bom livro, uma revista ou histórias em quadrinhos;
  • Procure manter o maior número de dias possível durante a semana o horário regular das refeições e do momento de dormir;
  • Não é porque é férias, que o tempo de sono pode ser menor! Na privação dele, ocorre uma série de alterações no organismo que contribuem para o surgimento de dores no corpo ou estresse, devido a diminuição na secreção de substâncias, como por exemplo, a serotonina e endorfina, responsáveis pela sensação de prazer e bem estar;
  • Uma semana antes de terminarem as férias comece a estimular as crianças a dormir e acordar um pouco mais cedo; O ideal é que as crianças em idade pré-escolar (de 3 a 5 anos) durmam entre 10 a 13 horas por noite. E crianças em idade escolar (de 6 a 13 anos) durmam entre 10 a 11 horas, ambas sem a interrupção do sono.
  • É imprescindível que as crianças tenham uma dieta balanceada, com o consumo de todos os nutrientes, como proteínas, ferro e carboidratos. Também é importante que as refeições sejam realizadas nos horários certos, pelo menos, as três principais do dia: café da manhã, almoço e jantar.

 

FONTE:https://www.vix.com/pt/bdm/bebe/3-a-6-anos/materia/como-manter-a-rotina-dos-filhos-nas-ferias

© 2018 Dra. Cláudia Carneiro | Pediatria e Homeopatia

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